Devocional(6)

Postado por D@ni | 09:04 | | 0 comentários »

JOVENS BUSCANDO A SABEDORIA DE DEUS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL-Final


II – EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA DE DEUS NA VIDA PROFISSIONAL DE QUEM ANDA COM CRISTO

Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15.5). Os cristãos precisam estar conscientes que Ele, o nosso Deus, é o Senhor da sabedoria, do conhecimento e somente com o Seu poder, Sua direção, Sua unção, Sua graça podemos ser eficientes em qualquer área da vida, inclusive na esfera profissional. Paulo falou bem quando disse que Ele é “o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar” (Fp 2.13).
Deus deu ao homem o livre-arbítrio, ou seja, o direito de fazer escolhas. Deu ao ser humano funções mentais, marcadamente raciocínio e juízo, a fim de que possamos avaliar opções antes de fazermos escolhas acertadas. Ou seja, Deus deu ao homem as ferramentas potenciais para o crescimento, para o desenvolvimento saudável, porém, as escolhas humanas sem a sabedoria de Deus prejudicam o projeto inicial e o Senhor concede oportunidades de correção de percurso até o dia da morte. Depois da morte, infelizmente, não há mais nada que o ser humano possa fazer por si ou pelos outros, estando sujeito ao juízo de Deus (Hb 9.27) que é fogo consumidor (Hb 12.29) e, por ser perfeito, não se deixa escarnecer e não tem culpado por inocente (Gl 6.7; Rm 2.6; 14.12). A Bíblia Sagrada diz que os salvos por Cristo serão transformados e elevados à estatura de varões perfeitos (1 Co 15.42-58; Ef 4.13). Glória a Deus por isto!
O ser humano que se deixa guiar pelo Espírito Santo de Deus e pela Bíblia Sagrada faz escolhas com sabedoria. As escolhas profissionais devem considerar o potencial e talento natural do indivíduo, mas o êxito profissional depende de outros aspectos: mercado de trabalho, valores agregados à profissão, perfil do indivíduo, expectativas pessoais, etc. O servo de Deus não pode esquecer-se de sua posição como testemunha de Cristo e sua conduta deve sempre ser guiada, primariamente, pela Palavra de Deus.
A sabedoria de Deus é evidenciada na vida profissional do ser humano guiado por Cristo com algumas atitudes. Organização é uma característica importante na vida profissional. A vida profissional não deve gerar conflito familiar ou na congregação. Se houver organização do tempo com uma ordem de prioridades alinhada com Deus, nenhuma responsabilidade será negligenciada porque o Senhor dará sabedoria e graça (inclusive para manter a alegria e a paz!). Compromisso é uma característica importante na vida profissional do servo de Deus. Compromisso tem a ver com fidelidade e lealdade. A palavra do crente é sim, sim; não, não (Mt 5.37). Compromisso gera responsabilidade e seriedade, desejo de fazer o melhor em tempo oportuno, com discrição e sobriedade, para a glória de Deus (Cl 3.17). Cooperação faz diferença na vida profissional porque promove interação, simpatia e valorização dos outros.

CONCLUSÃO

A vida cristã é vitoriosa porque o nosso Redentor é fiel e poderoso. Para sermos plenos em conhecimento, graça, alegria e paz, só é necessário abastecer nosso coração com a Palavra de Deus (Sl 119.11), falar com o Senhor diariamente em oração e súplicas, com ação de graças (Fp 4.4-8). Ele, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, abençoa nossos projetos, concretiza nossos sonhos, dá prosperidade aos nossos planos. O salmista recomenda: “Deleita-te também no Senhor, e ele concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele tudo fará” (Sl 37.4,5). Amém!
Confie no Senhor de todo o seu coração, apresente suas dificuldades a Ele, peça ajuda ao Espírito Santo. Não largue a Palavra de Deus, faça dela sua fonte de instrução e lembre-se: Deus é fiel! Ele nos garante a vitória por Jesus Cristo, o nosso Senhor! Em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquEle que nos amou! Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento.

(Sobre a autora: Régia Carvalho é graduada em Letras, Psicologia e Teologia e atualmente, é diretora da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Parnamirim-RN).



0 comentários